Um pouco de teoria

Participar de um blog onde educadores falam sobre educação, suas reflexões e sobre seu trabalho é de muita responsabilidade, em primeiro lugar quero agradecer a Fátima e a Miriam pelo convite e saudar as demais convidadas. Nesse meu primeiro post quero contar como resolvi mudar minha prática pedagógica , embasada na teoria empirista/instrucionista, ou seja, de transmissão de conhecimento . Durante o Curso de Especialização em TIC na Promoção da Aprendizagem tive a oportunidade de me aprofundar no estudo de teorias que tratam de como o aluno aprende, entre elas a a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a prática pedagógica embasada nessa teoria, Projetos de Aprendizagem.
Desde 2006, venho aplicando essa metodologia com minhas alunas do Curso Normal, terceiros anos, descrevo os passos no quadro.


Gostaria muito de encontrar outros professores que trabalham com o curso normal, para trabalharmos juntas. No blog que usamos para a publicação dos projetos já temos perto de 70, teríamos muitos mais feitos em cooperação, estaríamos investindo no futuro dos professores que logo, logo, estarão atuando. O que pensam dessa metodologia? O que pensam dessa minha idéia?

Postado porTeresinha Bernardete Motter às 20:25  

5 comentários:

Sindy disse... 2/2/09 16:53  

Olá Berna
Você sabe bem o quanto eu gosto desta idéia! E que venho utilizando-a com os pequenos em fase de alfabetização. Não trabalho com o curso Normal, mas coloco meus pequenos alunos a disposição das suas :>
Super beijo
Sintian

Teresinha Bernardete Motter disse... 2/2/09 20:18  

Oi Sindy, tudo bem? Espero que sim. Ao fazer a postagem sobre a metodologia de trabalhar com Projetos de Aprendizagem um dos meus objetivos era conhecer o que pensam as colegas sobre essa prática, se conhecem, se já aplicaram, se gostariam de aplicar em parceria com as turmas que vou trabalhar esse ano. Tu sabes que no primeiro semestre as alunas vivenciam a metodologia e somente no segundo aplicam com as crianças. Essa parceria seria feito no primeiro semestre, na construção dos projetos, pois a aplicação, posteriormente , é feita semanalmente, o que torna inviável em um turma de outra escola. Mas um visita com as alunas para ver como tu aplicas, faremos com certeza, vamos combinar.Também no segundo semestre convidar um grupo para fazer uma prática , é possível. O que achas? Para as colegas que não sabem a Sintian e eu moramos na mesma cidade.Vamos continuar conversando.
bjs
Bernardete

Fátima Franco disse... 7/2/09 00:59  

Oi,Bernadete:
eu acho que deveria ser obrigatório o professor usar a metodologia de projetos.
Bom saber que você e a Síntian irão trabalhar juntas.
Abs

Andréa De Carli disse... 7/2/09 19:50  

Oi Bernardete

Que bom ter a honra de participar de mais este espaço e aprender um pouco mais com este maravilhoso e seleto grupo de professoras.

Bem Bernardete, tudo que tenho visto sobre esta metodologia de projetos tem sido muito teórico; não estou aqui para julgar o trabalho e metodologia de ninguem, mas durante minha graduação e estágios deparei-me com as alunas oriundas do ensino médio - magisterio, com uma didática para trabalhar em sala com 1 a 4 series que dava vontade de chorar.

Tdo muito pronto certinho e sem inovações, as alunas tinham pilhas de folhas mimeografadas que utilizavam com os alunos e acabava nisto.

Será que chegamos ao ponto que a falha estaria na formação delas? A maneira como são ensinadas reflete em suas posturas em sala com seus alunos? Uma didática pronto e certinha, sem trabalhar a reflexão e pesquisa realmente formam bons profissionais?

Meu trabalho atualmente é como Tutora e Aututora em cursos de formação de professores EAD, e vejo a dificuldades que muitos encontram com simples tarefas, ou mesmo com questionamentos a respeito de algum assunto, em que não encontram a "resposta no texto".

Na minha opinião a capacidade de abstração e produção de opinião própria em algum assunto, reflete a forma como este professor costuma trabalhar, muitas vezes limitada a poucas opções didáticas, ou as mesmas a muito tempo; estou errada?

Acredito muito nesta forma de trabalho com projetos de aprendizagem, onde os conteudos são desenvolvidos no decorrer da pesquisa e a avaliação ocorre durante todo o processo, e o crescimento é percebido pelas trocas e interações ativas de cada um dos envolvidos.

Quero me por a disposição para qualquer ajuda que venha a precisar nesta área, com certeza vou aprender muito contigo e com as outras colegas envolvidas.

Teresinha Bernardete Motter disse... 9/2/09 15:23  

Oi Andréia e todas as colegas do grupo, depois que fiz o Curso de Especialização e conheci com mais profundidade as teorias que tratam de como o aluno aprende, passei a refletir sobre minha prática há tanto tempo usada, prática essa que fui formada, tanto no magistério como na graduação, fiz matemática.E essa escola, essas práticas estão ai há quantos anos? 100? Mais? Gosto muito de Fernando Becher
http://proavirtualg31.pbwiki.com/C
que fala sobre a reflexão que o professor precisa fazer sobre sua prática para que aconteça alguma mudança.Como eu acredito que meu aluno aprende? A partir dai vou criar ambientes que facilitem essa aprendizagem.
Agora se eu penso que aprende só ouvindo, lendo, repetindo, treinando conteúdos pré determinados é dessa forma que serão planejadas minhas aulas.É o que acontece , muito, de que maneira formamos as alunas do curso normal?
Com aplicação da metodologia de trabalhar com projeto de aprendizagem as alunas escolhem um tema, pesquisam ,etc..existe um tempo para o fechamento, durante esse tempo pode e deveria acontecer a multidisciplinaridade, ou seja, mais professores acompanham e entram com um Projeto de Ensino, um determinado conteúdo dentro de sua disciplina , o projeto amplia, outra disciplina , e assim vai contemplando as diversas áreas.
Há dois anos trabalho com a metodologia com minhas alunas, do 3º ano , como já disse, duas horas por semana, ainda não consegui a interdisciplinaridade, no máximo o acompanhamento de uma professora, mais vou indo, esse ano começo tudo novamente.
As alunas que construíram os projetos o ano passado , sabem que é possível fazer com os alunos aprendam de outras formas , os deixando perguntarem mais, descobrirem mais, buscarem mais, serem mais autônomos, não somente copiando e repetindo. Com tu disse criar estruturas para terem "capacidade de abstração e produção de opinião própria .
Que pena que tu não trabalhes diretamente com alunas do Curso Normal, seria a hora de aplicarmos juntas, mesmo assim, sempre existe alguma maneira de cooperar.
Obrigada
Um abraço
Bernardete

Postar um comentário

 
Copyright 2007 | Andreas08v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
TFY Burajiru