Um pouco de teoria

Participar de um blog onde educadores falam sobre educação, suas reflexões e sobre seu trabalho é de muita responsabilidade, em primeiro lugar quero agradecer a Fátima e a Miriam pelo convite e saudar as demais convidadas. Nesse meu primeiro post quero contar como resolvi mudar minha prática pedagógica , embasada na teoria empirista/instrucionista, ou seja, de transmissão de conhecimento . Durante o Curso de Especialização em TIC na Promoção da Aprendizagem tive a oportunidade de me aprofundar no estudo de teorias que tratam de como o aluno aprende, entre elas a a Epistemologia Genética de Jean Piaget e a prática pedagógica embasada nessa teoria, Projetos de Aprendizagem.
Desde 2006, venho aplicando essa metodologia com minhas alunas do Curso Normal, terceiros anos, descrevo os passos no quadro.


Gostaria muito de encontrar outros professores que trabalham com o curso normal, para trabalharmos juntas. No blog que usamos para a publicação dos projetos já temos perto de 70, teríamos muitos mais feitos em cooperação, estaríamos investindo no futuro dos professores que logo, logo, estarão atuando. O que pensam dessa metodologia? O que pensam dessa minha idéia?

Postado porTeresinha Bernardete Motter às 20:25 5 comentários  

O aluno da era digital

Muito obrigada pelo convite para participar no "Roda de Conversa". Gostaria de disponibilizar alguns vídeos sobre a temática deste blogue. Neste momento, tenho pouco tempo para fazer a legendagem de alguns que me parecem interessantes mas penso que este pode ser um bom começo:

Postado porTeresa Pombo Pereira às 13:38 5 comentários  

Roda de Conversa

Roda é mandala, é círculo, é movimento que induz e conduz a produção de conhecimento - não um conhecimento qualquer, mas daquele que se registra, se elabora, se alicerça, se amplia e se reconstrói.
Ivani Fazenda

A ideia do blog "roda de conversa" nasceu de uma lembrança: uma professora e seus alunos sentados em círculo e conversando sobre o que haviam descoberto, depois de semanas de pequisa em livros e entrevistas com a professora de ciências, sobre as cobras. Por que não uma roda de conversa como um espaço para a socialização do pensamento, da reflexão de educadores? Por que não um blog colaborativo onde educadores pudessem conversar, entre eles e com outros educadores?
Evidente que uma roda de conversa não se constrói com apenas uma pessoa ou duas, mas tampouco pode ter um número enorme de participantes. Assim, a ideia é ter essa roda formada por alguns participantes, comprometidos com a educação.

Postado porMiriam Salles às 10:21 0 comentários  

 
Copyright 2007 | Andreas08v2 by GeckoandFly and TemplatesForYou | Design by Andreas Viklund
TFY Burajiru